Loon para todos

Internet por balão para todos

O que é o Projeto Loon?

Muitos de nós vemos a Internet como uma comunidade global. No entanto, dois terços da população mundial ainda não têm acesso à Internet. O Projeto Loon é uma rede de balões que viaja na fronteira do espaço. A finalidade do projeto é conectar pessoas em áreas rurais e remotas, ajudar a reparar falhas de cobertura e ajudar a recuperar a conexão com a Internet em áreas que passaram por desastres.

A tecnologia

Os balões do Projeto Loon flutuam na estratosfera, a uma altura duas vezes maior que aeronaves e fenômenos meteorológicos. Há várias camadas de vento na estratosfera, cada uma com variações em direção e velocidade. Os balões Loon vão para onde são necessários, subindo ou descendo por uma camada de vento que sopre na direção desejada. Por meio de parceria com empresas de telecomunicações que compartilham o espectro da rede celular, permitimos que as pessoas se conectem à rede do balão diretamente dos seus smartphones e outros dispositivos com suporte à LTE. O sinal é transmitido para a rede do balão e depois de volta para a Internet global na Terra.

Saiba mais

Onde o Loon já esteve

O Projeto Loon começou em junho de 2013 com um projeto-piloto experimental na Nova Zelândia, onde um pequeno grupo de pioneiros do Projeto testou a tecnologia Loon. Os resultados do teste-piloto, bem como dos testes subsequentes na Nova Zelândia, no Vale Central da Califórnia e no nordeste do Brasil, estão sendo usados para melhorar a tecnologia na preparação das próximas etapas do projeto.

Saiba mais