Por G1


Fóssil de um ovo de mussauro que foi encontrado na Argentina — Foto: Diego Pol/Divulgação via Reuters

Cientistas encontraram os primeiros fósseis de ovos de casca mole que foram postos por dinossauros de duas espécies diferentes --um na Argentina, outro na Mongólia. A descoberta sugere que os primeiros dinossauros produziam esses ovos moles antes de algumas linhagens começarem a ter a casca dura.

Uma pesquisa sobre a descoberta foi publicada na revista Nature.

A casca calcificada, mais resistente, é uma evolução biológica que contribui para o sucesso da reprodução de uma espécie: ela protege mais o embrião de efeitos do ambiente.

Os fósseis encontrados recentemente eram de ovos que tinham uma consistência semelhante à de couro, e não igual à da casca de ovos de pássaros atuais.

Um dos exemplares foi encontrado na região da Patagônia, na Argentina, e era de uma espécie chamada mussauro. Tem cerca de 200 milhões de anos.

O outro fóssil de ovo mole era de um protoceratops de 75 milhões de anos, achado no Deserto de Gobi, na Mongólia.

Durante muito tempo, a crença dos cientistas era que todos os dinossauros sempre depositaram ovos com casca dura, como fazem seus descendentes crocodilianos e aves.

Muitas tartarugas, lagartos e cobras põem ovos de casca mole.

Mas poucos ovos de dinossauros já haviam sido encontrados, e de um número pequeno de espécies. Ovos de casca mole não são facilmente preservados como fósseis.

A descoberta de ovos de casca mole em espécies tão diferentes, que viveram distantes no tempo e na localização, indica que muitas linhagens podem ter colocado esses ovos. Até mesmo os primeiros dinossauros, que apareceram há 230 milhões de anos atrás, podem ter tido casca mole de ovo.

O mussauro, de seis metros de comprimento, foi um dos primeiros dinossauros herbívoros de pescoço longo. O ovo, de cerca de 13 centímetros, era esférico.

O protoceratops, do tamanho de uma ovelha, também herbívoro, tinha um bico. Os ovos, mais alongados, tinham cerca de 10 centímetros.

A descoberta dá uma nova perspectiva sobre a biologia reprodutiva dos dinossauros. Os primeiros animais eram répteis mais primitivos nos seus hábitos reprodutivos, segundo o paleontologista Mark Norell, do Museu Americano de História Natural, o principal pesquisador do estudo.

"Isso significa que eles punham ovos de casca mole que provavelmente eram enterrados na areia ou na vegetação. Também explica por que ovos calcificados eram os únicos conhecidos de um pequeno número de espécies, e só apareceram muito depois da origem do grupo."

Mais antigo fóssil de dinossauro predador do mundo é encontrado no sul do Brasil

Mais antigo fóssil de dinossauro predador do mundo é encontrado no sul do Brasil

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!