Por Michele Mendes, TV Globo


Gata persa Katarina, disputada por casal na justiça do DF — Foto: Arquivo pessoal

A gata persa Katarina, de 9 anos de idade, é o pivô de uma briga na Justiça após a separação de um casal, depois de 12 anos de relacionamento. Um processo pela guarda no animal, no Tribunal de Justiça do DF, terminou com a decisão de que a gata deve ficar seis meses por ano em Brasília e outros seis meses em Belém, no Pará.

O prazo para que o ex-marido mande a gata para Belém, onde mora a mulher, é de cinco dias a partir de 4 de novembro. "Caso isso não ocorra, a multa é de R$ 100 por dia", determina a decisão judicial.

No entanto, a história pode acabar tendo que ser discutida pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Para o G1, o advogado do ex-marido disse que ele vai recorrer.

A advogada da mulher conta que o casal não tem filhos, e que a gata foi um presente do ex-marido. "Ela está aqui em Brasília, veio de Belém para buscar a gata que foi um presente do esposo depois de uma cirurgia de transplante no fígado", disse Deisemir Costa.

O processo

Gata Katarina, disputada na Justiça por casal, após separação, no DF, quando era filhote — Foto: Arquivo pessoal

Antes de entrar na Justiça, o ex-casal tinha um acordo verbal para dividir o tempo que cada um ficaria com a gata. Mas a mulher se mudou, e resolveu entrar com uma ação para garantir a companhia do animal, mesmo em outro estado.

Após a decisão da Segunda Vara Civil de Águas Claras, de que eles deveriam compartilhar a guarda, o ex-marido recorreu. No processo, ele alegou que a ex-mulher não tinha relação afetiva com o animal e que o motivo do pedido seria porque "ela não superou o fim do relacionamento".

A 5ª Turma Civil do Tribunal de Justiça do DF manteve a decisão da Segunda Vara Civil, para que Katarina passe metade do ano com cada um. Mas o caso ainda não está resolvido para as partes.

Visitantes especiais: veja os bichinhos que deram o que falar no Bom Dia Brasil

Leia outras notícias da região no G1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!