Microsoft e Facebook instalam  cabo submarino de 6 mil km entre Espanha e EUA

Marea terá recorde de conexão, com 160 terabytes por segundo, o suficiente para transmitir 71 milhões de vídeos em HD ao mesmo tempo.

Por G1


Os 6 mil km de cabos do Marea, o cabo submarino instalado entre EUA e Espanha por Microsoft e Facebook — Foto: Divulgação/Microsoft

Microsoft e Facebook concluíram a instalação do cabo submarino entre os Estados Unidos e a Espanha capaz de fornecer internet a altas velocidades.

Segundo informaram as empresas na quinta-feira (21), também trabalhou neste projeto outras empresas globais de comunicações como Telxius, propriedade da Telefônica.

Chamado de Marea, o cabo tem o objetivo de responder à crescente demanda de conexões de dados mais rápidas e confiáveis dos clientes de companhias tecnológicas.

O Marea é o cabo submarino com maior capacidade de conexão que já cruzou o Atlântico, com uma capacidade de informação estimada em torno de 160 terabytes por segundo, de acordo com as empresas.

Marea, o cabo submarino de 6 mil km que Facebook e Microsoft instalaram entre EUA e Espanha. — Foto: Divulgação/Microsoft

Para dar uma ideia da grande capacidade de transmissão, as duas empresas informam que a velocidade da internet no cabo é 16 milhões de vezes do que a da conexão doméstica. Isso é o suficiente para assistir a 71 milhões de vídeos em alta-definição ao mesmo tempo.

O cabo de 6 mil quilômetros será o primeiro que conecta os Estados Unidos ao sul da Europa, já que liga Virgínia do Norte e Bilbao, na Espanha, conforme informaram a Microsoft e o Facebook.

A partir da Espanha, a rede de dados estará vinculada com centros na África, no Oriente Médio e em outras partes da Europa, de acordo com as companhias.

Além da grande extensão do cabo, o peso é outro dado que chama atenção. São 4,65 mil toneladas, o equivalente a 34 baleias azuis.

Marea, o cabo submarino de 6 mil km que Facebook e Microsoft instalaram entre EUA e Espanha. — Foto: Divulgação/Microsoft