Papo de Obra

Por Danilo Delmaschio

Conhecido como O Empreiteiro, Danilo Delmaschio resolve tudo em uma obra. Há 10 anos, faz sucesso trabalhando com reformas e construções customizadas

Contratar fornecedores para obra pode ser bem mais difícil que se imagina, visto que eles serão os responsáveis por tornar (ou não) o seu projeto realidade. Portanto, a escolha de um profissional de confiança, com o qual você se identifique, é primordial para a execução.

Muito antes da contratação, o ponto de partida é ter tudo bem definido, incluindo o projeto executivo com todos os detalhamentos necessários aprovados. Afinal, é nele que o profissional ou a empresa contratada irá se basear para a execução.

Com o projeto bem definido, uma boa dica é buscar indicações de profissionais para executarem a obra. Elas podem vir do profissional responsável (arquiteto ou decorador) ou do seu círculo social, como amigos e familiares. Em geral, a indicação do profissional responsável garante o alinhamento entre projeto e execução, pois, na maioria da vezes, já conhece o trabalho deste fornecedor.

Na hora do orçamento, atente-se a vários pontos além da “última linha”, onde fica o preço. No orçamento, tudo precisa estar claro e marcado, garantindo a integridade do projeto.

Uma sugestão é pedir para incluírem o “conforme o projeto”, por exemplo: demolir paredes “conforme projeto”. Assim, não há o risco de se apegarem apenas ao quantitativo, garantindo uma responsabilidade dupla: do arquiteto entregar o executivo sem erro, e do prestador de serviço.

O pagamento dos fornecedores deve estar atrelado à conclusão das etapas da obra — Foto: Freepik / Creative Commons
O pagamento dos fornecedores deve estar atrelado à conclusão das etapas da obra — Foto: Freepik / Creative Commons

Além disso, durante o orçamento e negociação, é importante deixar o que não está incluído no serviço bem claro, para não ter surpresas e aditivos durante a obra. Adicione também as observações gerais, que mostram o que o prestador de serviços irá oferecer. Se ele coordenará e gerenciará terceiros, se acompanhará e atenderá exigências de equipe de arquitetura...

Por fim, o orçamento deve trazer as formas de pagamento e o tempo de execução. O dinheiro deve andar com a obra: nunca feche somente por prazo, todo pagamento deve estar atrelado ao início e conclusão de etapa de obra.

Lembre-se: nem sempre o melhor preço garante o melhor resultado, aquele famoso “barato que sai caro”. Isso porque ainda temos um problema grande com os prestadores de serviço que não acompanham o nível de detalhamento que os projetos hoje apresentam. Para evitar que caia em ciladas, é preciso que o profissional de arquitetura participe do processo de seleção, explicando os detalhes ao contratado.

Conhecer o prestador de serviço é um diferencial para quem deseja sucesso da obra. Converse com essa pessoa que vai cuidar da sua casa. O profissionalismo tem seu valor, mas a empatia com o prestador de serviços acaba ajudando muito na hora do projeto e da obra.

Para quem quer fugir de dor de cabeça, indico que esse fornecedor tenha um responsável técnico para a execução do serviço, que emita a RT de execução de obra. Outra exigência a se avaliar é o seguro de obras, que assegura as responsabilidades desse prestador de serviço e garante a integridade da obra, dos vizinhos e dos trabalhadores.

Hoje em dia, existem muitos profissionais disponíveis no mercado e o grande diferencial é ter um compromisso com o todo, não só com a parte civil. É como escolher uma orquestra, na qual o maestro é de fundamental importância para que tudo seja coordenado e funcione em harmonia.

Mais recente Próxima Você sabe a diferença entre reforma e retrofit?