Arts & Culture

Loading

Historic Moments

Each exhibition tells a story using documents, photos, videos and in some cases personal accounts of events.

Exhibits

Discover in-depth stories and insights from the experts.

View all

Featured partner

Instituto Vladimir Herzog

A exposição Resistir é Preciso... é uma idealização do Instituto Vladimir Herzog e tem como objetivo contar a história da resistência à ditadura militar que se implantou no Brasil em 1964 e que permaneceu no poder até a eleição indireta de Tancredo Neves, em 1985.
Nesse período, muitos trabalhadores, estudantes, intelectuais, artistas, religiosos e diversas outras pessoas de vários setores da sociedade civil lutaram pelo restabelecimento da democracia.
Durante a luta, milhares de pessoas foram presas e torturadas, centenas foram mortas e muitas delas, até hoje, continuam desaparecidas. Para sobreviver, inúmeros brasileiros foram obrigados a se exilar.
“Resistir é Preciso...” reuniu um expressivo conjunto de obras de artes que mostra a militância dos artistas clamando por democracia e denunciando os abusos e os crimes da ditadura.
Nesses anos, nasceu também, uma imprensa de resistência que se expandiu no país, na clandestinidade e no exílio. Muitas publicações dessa imprensa alternativa eram vendidas nas bancas de jornal e, mesmo censuradas, foram importadas para a resistência à ditadura militar.
“Resistir é Preciso...” permitirá aos jovens conhecer melhor as lutas pela reconstrução democrática através da linha do tempo, que abrange o período de 1960 e 1985 e inclui fatos marcantes do cenário político e cultural do Brasil e do mundo.

Ivo Herzog
Instituto Vladimir Herzog

View partner

Virtual tour

Explore panoramic views of famous sites in 360˚ Street View tours.

View all

4,882,845 items

Explore images, artifacts and more in high resolution.

View all

Videos

View all

Partners

Get the bigger picture with the diverse collections, sites and stories from these cultural organizations.